Pular para o conteúdo principal

Huntsman e suas funcionalidades


O Huntsman (caçador, em tradução livre do inglês) foi nosso primeiro canivete e, por sinal, é um dos mais vendidos devido às funcionalidade e preço perfazerem uma certa média nos valores do portfólio. É o legítimo canivete do caçador. Historicamente, uma configuração de ferramenta semelhante usava o nome de Woodsman.

Seu modelo, direcionado para lenhadores, é bastante popular na linha de SAK da Victorinox, uma vez que coleciona em sua estrutura funcionalidades essenciais no dia-a-dia dos mais diversos profissionais e operários, notadamente a serra de madeira de alta qualidade. Lembramos que cada ferramenta é confeccionada em uma dureza própria para sua natureza e isso garante qualidade máxima no desempenho de cada qual.

Foi, basicamente, concebido levando em conta a necessidade de quem lida com madeira (seja em um passeio, seja nos afazeres domésticos ou no trabalho) e materiais semelhantes.

Sua estrutura é a seguinte:
  1. Pinça
  2. Palito de dente
  3. Lâmina grande
  4. Lâmina pequena
  5. Serra de madeira
  6. Tesoura
  7. Chave de fenda pequena (3 mm)
  8. Chave de fenda comum (6 mm)
  9. Abridor de garrafas
  10. Desencapador de fio / Prumo de fio
  11. Abridor de latas
  12. Saca-rolha
  13. Gancho multiuso
  14. Punção / Escariador / Furo para agulha
  15. Argola
Tal qual está disposto, normalmente comportaria mais uma ferramenta junto ao saca-rolha e ao gancho, não incorporada devido ao preço (que poderia encarecer) e ao fim do canivete, que é bastante específico. Seu peso de 97 gramas é bem agradável e a espessura dele nas mãos não estorva os movimentos.


Detalhe da ausência de uma quarta ferramenta no conjunto
central, na terceira linha de cima a baixo.
A punção, a lâmina pequena e a serra de madeira apresentam um desempenho superior para trabalhos de precisão em madeira, como furos, retirada de rebarbas e pequenos cortes. Porém, a ausência do formão ou cinzel no conjunto de ferramentas é bastante notável e incômoda (embora algumas versões comemorativas e ocasionais possam ter incluído a ferramenta).

O gancho multiuso foi incluído depois de 1991, quando acabou por ser adotado em muitos modelos da marca. Os demais itens que compõe a estrutura também sofreram alterações com o tempo, principalmente no que diz respeito à disposição das peças.

Ainda que não tenhamos oportunidades a todo momento para seu uso pleno (este canivete realmente pede um cenário rural para ser posto à prova), ele tem sido de grande ajuda em todos esses anos, uma vez que suas múltiplas funções praticamente sanam os principais problemas encontrados em trabalhos manuais.

Altura: 21 mm 
Comprimento: 91 mm 
Peso: 97 g

Perfil do canivete em outros sítios:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Karl Elsener e a história do canivete suíço

Karl Elsener (1860-1918) Ibach é uma pequena cidade Suíça famosa por suas paisagens encantadoras, pelas suas casas de arquitetura teutônica muito particular e pela presença forte de um exército de cuteleiros que fizeram fama internacional a partir da ideia originalíssima de um perspicaz profissional chamado Karl Elsener. Nascido na década de 1860, Elsener completou seu aprendizado de cutelaria na cidade de Zug, especialmente se dedicando ao fabrico de facas. Era um trabalho modesto numa época em que a Suíça apenas possuía uma história de resistência à sua incorporação pelas nações vizinhas da Itália, Prússia e França, cuja economia era muito pouco sofisticada e não apresentava os altos índices de desenvolvimento hoje alcançados. Em geral, o país era considerado no alvorecer do século XX como um dos mais pobres da Europa. Pela tamanho diminuto do seu território, pela ausência de riquezas minerais e/ou vegetais, pelo clima em algumas partes rigoroso durante quase todo o ano, re