Pular para o conteúdo principal

Sobre o nosso projeto

Assim como outros projetos que temos no Blogger, como o Mercearias & Cia e o Blog Não Oficial da Editora Nova Aguilar, temos em vista tratar longamente sobre uma paixão que um grupo seleto de brasileiros nutre, porém sem uma centralização de dados e interesses num espaço que possa auxiliá-los no conhecimento de seu hobby: o mundo do canivete suíço.

O canivete significa para o homem uma terceira força, que se soma à física e a intelectual, condensada no pequeno objeto clássico de 9.1 cm. É o instrumento de elite, guardado no bolso diuturnamente, que representa a segurança e a versatilidade de responder às maiores necessidades do dia-a-dia e de situações extraordinárias com a prontidão verdadeiramente militar. Por isso não é exagero dizer que o indivíduo é um com o canivete e outro diferente sem o canivete.

Há algum tempo atrás falaríamos das duas únicas marcas que possuíam autorização da Confederação Helvética para ostentar a cruz cristã sobre fundo rubro que caracteriza aquela república, ou seja: Victorinox e Wenger. Porém, dada a absorção da última pela primeira, vítima de uma terrível crise financeira após a derrocada de suas vendas com o 11 de setembro, somente a Victorinox permanece como a maior cutelaria da Europa e uma das únicas helvéticas com autorização para comercialização da autêntica faça do soldado suíço.

Desta forma, nosso foco será contar a história do canivete suíço e das variedades com todas as suas particularidades, privilegiando obviamente a Victorinox, que continua a fabricar com a qualidade e credibilidade características os melhores canivetes do mundo.

Este blog não é oficial. Portanto, nem todos os conceitos e artigos reproduzidos significam alinhamento por parte do autor para com a empresa. Resguardamos os direitos de propriedade intelectual e comercial das marcas de terceiros e conteúdos proprietários de nossa autoria, dispondo-nos a retirar qualquer conteúdo ofensivo aos detentores dos devidos direitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Karl Elsener e a história do canivete suíço

Karl Elsener (1860-1918) Ibach é uma pequena cidade Suíça famosa por suas paisagens encantadoras, pelas suas casas de arquitetura teutônica muito particular e pela presença forte de um exército de cuteleiros que fizeram fama internacional a partir da ideia originalíssima de um perspicaz profissional chamado Karl Elsener. Nascido na década de 1860, Elsener completou seu aprendizado de cutelaria na cidade de Zug, especialmente se dedicando ao fabrico de facas. Era um trabalho modesto numa época em que a Suíça apenas possuía uma história de resistência à sua incorporação pelas nações vizinhas da Itália, Prússia e França, cuja economia era muito pouco sofisticada e não apresentava os altos índices de desenvolvimento hoje alcançados. Em geral, o país era considerado no alvorecer do século XX como um dos mais pobres da Europa. Pela tamanho diminuto do seu território, pela ausência de riquezas minerais e/ou vegetais, pelo clima em algumas partes rigoroso durante quase todo o ano, re